Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Histórias:Sherlock Holmes


O “verdadeiro” Sherlock Holmes não era um sabe-tudo pernóstico e empertigado. Tinha vícios, manias e obsessões. É hora de uma nova versão do maior dos detetives – simultaneamente mais fiel ao original e mais contemporâneo. Um bad boy como Robert Downey Jr. Quem assistiu às versões cinematográficas mais populares de Sherlock Holmes, jamais imaginaria que nos livros ele era um cheirador contumaz; um briguento, frequentador das maiores bocas de Londres; um ignorante irreprimível, que desprezava arte, política e toda ciência que não auxiliasse sua investigação.

  O autor
No começo, Arthur Conan Doyle, que ainda não era sir, fixou residência em Southsea (Porthsmouth - Inglaterra) depois de sair da faculdade de medicina. O negócio da medicina não ia lá muito bem. Dessa maneira, Arthur começou a escrever histórias enquanto esperava os pacientes, e assim acabou criando Sherlock Holmes.
O investigador mais famoso do mundo foi inspirado em um professor de diagnóstico que Arthur tivera na Universidade de Edimburgo, Joseph Bell, cujo talento em observação e dedução impressionou o jovem doutor. Bell não chegava a conclusões apenas dentro do campo médico, mas, também formulava hipóteses (em sua maioria corretas) a respeito do caráter e comportamento de seus pacientes.
Muitos fãs alegam que Doyle deixou uma vasta coleção de pistas em suas obras, a respeito de seu verdadeiro pensamentos sobre a sociedade da época e, mesmo sobre o espiritismo – ao qual recorreu após a morte de boa parte da sua família - e o ocultismo. Caras como Samuel Rosenberg, autor de Naked is the Best Disguise: The Death and Resurrection of Sherlock Holmes (1974), já encontraram metáforas nas histórias do Sherlock que remetem a Frankenstein, Jesus, Nietszche, Dionísio, Sócrates e Ulisses. Já Pierre Bayard, autor de Como Falar dos Livros que Não Lemos (2008), tentou provar por A+B em Sherlock Holmes Was Wrong: Reopening the Case of the Hound of the Baskervilles, que o famoso detetive estava errado no caso do Cão do Baskerville.


Coisas não tão elementares sobre Sherlock Holmes
- A famosa frase: “Elementar, meu caro Watson”, na verdade, nunca foi dita por Holmes. Foi o ator e diretor William Gillette (1853-1937) que a difundiu quando interpretou o detetive em peça homônima, em 1989.
- Sherlock Holmes não foi adaptado apenas para o teatro, o personagem protagonizou 15 filmes, 5 séries de TV e uma infinidade de programas de rádio (principalmente na Europa).
- O britânico Basil Rathbone foi um dos primeiros atores a personificar Holmes no cinema, na década de 40. Seu sucessor mais bem-sucedido, até agora, foi o compatriota Jeremy Brett, que encarnou o detetive na década de 80, principalmente, em séries de TV. Consideradas canônicas, ou seja, válidas para a cronologia e história oficial o personagem, quatro romances e 56 histórias curtas (contos) escritas por Arthur Conan Doyle.
- Porém, mesmo dentro daquilo considerado oficial, as informações mostradas por Arthur nas publicações são, algumas vezes, contraditórias. Existem diversas discussões a cerca dos temas, sendo as principais delas referentes: a origem da relação entre Holmes e seu arqui-inimigo Professor Moriarty; o que realmente aconteceu durante o “Grande Hiato”, tempo que Doyle ficou sem publicar as histórias do detetive (1917 a 1921), dado como morto em “O Problema Final”, momento este que corresponde dentro da história do personagem ao período dos anos de 1891 a 1894; ao matrimônio (ou não) do Dr. Watson; e até mesmo a que se refere o “H” do, sempre abreviado, ao nome do personagem John H. Watson.
- Até mesmo a Rússia tinha sua versão de Sherlock, na década de 70, o ator Vasily Borisovich Livano interpretou o investigador em mais de 10 filmes, entre a foice, o martelo e o cachimbo.
- No final do século 19, algumas drogas não eram proibidas como são hoje. Dessa maneira, Holmes fazia abertamente uso de cocaína e morfina, tirando claro, o tabaco. Que, por incrível que pareça, era mais consumido em suas histórias na forma de cigarro ou charutos do que no tradicional cachimbo.
- Embora muita gente não saiba, Sherlock tem um irmão mais velho, Mycroft, que trabalha para o governo britânico e, segundo o próprio Holmes: “é mais brilhante e tem um senso de dedução e observação muitas vezes superior ao seu”.
- Sherlock também fez algumas pontas, nos quadrinhos. Teve sua própria tira diária em um jornal inglês na década de 50 e uma edição da sua própria revista em quadrinhos, lançada em setembro de 1975, pela DC Comics. Além disso, o detetive já apareceu como personagem na primeira história da Liga Extraordinária, de Alan Moore, e na edição #11 de Planetary, de Warren Ellis. Holmes já fez, até mesmo, um pequeno “crossover” com o Batman, na edição de aniversário de 50 anos da Detective Comics.
- Alguns dos investigadores fictícios mais famosos do mundo, nasceram na mesma época que Holmes. Mas, de todos os detetives criados no finalzinho do século 19, como Àrsene Lupin e Kogoro Akechi, apenas Sherlock atingiu popularidade em escala mundial.

Não deu...

Olha gente, tava subestimando o texto de como construir uma casa na árvore, mas quando postar, vocês verão aqui, postado (Avaah!).E percebi que vocês estavam ansiosos, pois o acessos subiram muito hoje!Então vou postar para não ficar um blog vazio...

domingo, 26 de junho de 2011

Como matar aula!

Bom, primeiramente se seus pais lerem isso você perdeu a chance meu caro leitor.Uma dica vital não mostre para ninguém da sua família.Se seguir esse meu conselho vá para o próximo passo se não, vá também!

1º.Veja o filme Curtindo A Vida Adoidado, vou botar uns links de compra:

Lojas Americanas:
http://www.americanas.com.br/produto/319366/dvd-curtindo-a-vida-adoidado-edicao-especial

Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186156050-dvd-lacrado-curtindo-a-vida-adoidado-queima-de-estoque-_J

Bom o filme é um ótimo exemplo e só de ver sabemos que deve ser bem divertido!Mas, a aula que você irá perder, é tão importante assim?Pense bem no motivo de ir ou não, claro se for um dia de prova você deve ir, mas se for um dia insignificante, como o dia que tem artes.Depois que marcar o dia ''D'', você tem que ter no mínimo R$50,00 no bolso para pagar um lanche.Quebre o seu porquinho e pegue com a sua tia um dinheirinho ''emprestado'', fale que vai devolver quando tiver o seu primeiro emprego, ela vai esquecer até lá.

E, claro, precisa faltar a aula, eu não recomendo inventar que está doente, pois isso não é nada legal, e corre o risco de ir parar no hospital, não há coisa pior que lá!Mas da para inventar uma ''dorzinha'' de barriga antes do almoço...

Se seguir meu concelho de não inventar uma doença, faça o seguinte:
Não entre na escola!Claro o truque perfeito, fingir que entra mais não entra, esse funciona perfeitamente com conduções só se misturar com o pessoal baderneiro da porta e depois sair andando.Mas, é essencial combinar com seus ''comparças'' de matar aula no mesmo dia mas no máximo, 3 amigos.Fale para o diretor, ou diretora se te perguntarem, que a condução não podia deixar nem buscar, os outros amigos devem inventar que passou mal, ou os pais passaram mal, mas só fale se te perguntarem!

Bom, fiz tudo como o explicado, mas aonde vou?Vá ao shopping, a loja de video games, ao cinema, ao seu lugar favorito!Mas nunca volte para casa, é essencial para para o plano dar certo, ficar muito longe de lá!

Depois você deve voltar para escola, para que seus pais te busquem, ou sua condução, mas como na entrada se misture com os baderneiros da porta, mas tente evitar o contato com eles, a menos que você os conheça.
Não fale com os seus amigos que foram a aula evite o inspetor, se te pegarem fale que veio pegar um caderno emprestado para não perder a matéria.

A, e sobre o Projeto Casa Na Árvore, estou escrevendo os textos, talvez poste, quarta-feira.

domingo, 19 de junho de 2011

Quadrinhos que todo garoto deveria ler!

      Calvin e Haroldo
Foi criada em 1985 por Bill Watterson e publicada até 1995,
em mais de 2 mil jornais no mundo todo!
Calvin é um garoto de 6 anos hiperativo e ao mesmo temo hipercriativo!
Com isso, Calvin é um menino solitário sem muitos amigos,
então criou à partir de seu tigre de pelúcia um grande amigo imaginário!
Grandes aventuras começam à partir dai, leia umas tirinhas deles!



Mafalda
Ela é uma garota muito inteligente e preocupada com a humanidade e quer a
paz mundial.Criada pelo artista Quino em 1962, Mafalda odeia sopa, e ama os
Beatles e o desenho do Pica-pau!Com personalidade forte e um passa tempo
favorito, observar as pessoas e questiona-las.Quino parou de publicar em 1973.
  

Peanuts
Talvez você não conheça por esse nome mas com certeza ouviu o nome
do cachorro mais esperto do mundo.Snoopy!Enquanto Charlie Brown
pensa e suspira pela garotinha ruiva, Snoopy ganha toneladas de cartões
no dia dos namorados!No fim das contas Charlie é bem menos "cool"
do que seu cachorro que dorme em cima de sua casinha de cachorro.
Criado pelo cartunista Charles Schuls, em 1965, Peanuts  foi publicada
em mais de 2.600 jornais no mundo todo, tornando-se a mais publicada
na história!